Regulamentos industriais

ISO/TC 20 Normas aeroespaciais

Os fabricantes de material aeroespacial devem respeitar apertadas normas de desempenho e de qualidade estipuladas pela ISO/TC 20 – o comité técnico da Organização Internacional de Normalização (ISO) responsável pelo desenvolvimento e manutenção de normas referentes a aeronaves e veículos espaciais. A ISO/TC 20 desenvolveu mais de 600 normas nos setores de aeronaves e naves espaciais.

A Filtermist ajuda os fabricantes do setor aeroespacial a assegurar que os respetivos componentes satisfazem os mais elevados padrões industriais.

A utilização de fluidos usados na transformação de metais na lubrificação de ferramentas e preservação dos componentes a baixas temperaturas durante os processos típicos de fabrico de aeronaves pode gerar um gama de poluentes em suspensão no ar, incluindo óleo e névoa de líquidos de refrigeração, poeira, fumo, vapor e gases.

Se tais contaminantes não forem devidamente controlados, poderão provocar problemas graves em vários setores duma empresa. Está bem documentado que a exposição a estes fluidos pode provocar um vasto leque de problemas de saúde, incluindo asma ocupacional, dermatite, lesões hepáticas e até doenças oncológicas. Para além disso, a fraca qualidade do ar pode resultar numa qualidade inferior do produto, avarias de equipamento, reduzidos níveis de produtividade dos trabalhadores, bem como repercussões de custos elevados resultantes do incumprimento dos regulamentos industriais.

Os filtros de névoa de óleo Filtermist têm a confiança de alguns fabricantes líderes de material aeroespacial por removerem eficazmente névoa de óleo e de líquido de refrigeração, fumo e vapor do ar do ambiente de trabalho. Também têm sido utilizados em ambientes onde existia um elevado volume de Skydrol, um fluido hidráulico resistente ao fogo utilizado na aviação, sem registo de efeitos adversos até à presente data.